Neste ano saiu a terceira edição do livro “Presentation Zen”, de Garr Reynolds.
Em junho de 2008 comprei a primeira edição – foi uma das primeiras compras de livro que fiz pelo site da Amazon americana, após ler sobre o livro em um site com dicas para melhorar apresentações.
Posso dizer que esse livro representou uma mudança gigante na forma como eu passei a lidar com apresentações – não só pude utilizar dicas práticas para aperfeiçoar essa forma de transmitir conteúdos, como passei a perceber por quais razões algumas apresentações eram tão melhores que outras, e porque alguns apresentadores tinham sucesso em mostrar suas histórias enquanto outros transformavam aquele momento numa verdadeira tortura mental.
Com o lançamento dessa terceira edição vou aproveitar para reler essa obra, buscando contextualizar com o atual momento das apresentações – os palcos foram substituídos por apresentações online, o que requer do apresentador um conhecimento de outro conjunto de ferramentas e também de outro tipo de contato com suas plateias.
Porém – e aí é que esse livro do Garr Reynolds se torna ainda mais interessante -, continuam válidas praticamente todas as lições da obra: o cuidado com o planejamento da sua apresentação, o estudo do senso estético para transmitir melhor seus conteúdos, e a preocupação com a conexão com seus espectadores (muitos agora te assistindo por meio da tela de um computador).
Nos próximos posts vou trazer um pouco do que aprendi com o “Presentation Zen” e diversas outras obras que li nesses mais de 12 anos estudando e falando sobre este tema, cujo interesse certamente foi despertado lá naquele longínquo 2008, após esperar algumas semanas para receber o livro e iniciar a leitura a minha primeira edição – em papel – do livro de Garr Reynolds. Abaixo uma foto da minha edição – já bastante (bem) usada.
0 comentário